quarta-feira, 31 de março de 2010

CONVITE II FORUM MUNICIPAL DA CIDADANIA DO IDOSO

O Conselho Municipal do Idoso realizará II FORUM MUNICIPAL DA CIDADANIA DO IDOSO
Data: 09 de abril,
Local: Salão Paroquial,
Horario: 14:00 às 18:00 horas.
Informações: 3899 2896/3899 2695.

terça-feira, 30 de março de 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

CMI VISITA O CENTRO DE LAZER PARA MELHOR IDADE





Os Conselheiros do CMI visitaram no dia 04 de março o Centro de Lazer para Melhor Idade localizado à Praça Silviano Brandão, 48 Centro.
O novo local de lazer para a terceira idade é administrado por Rosimeire de Q. Lisboa Araújo e conta com uma equipe de profissionais treinados.
O espaço oferece lazer com assistência a saúde, na beleza, no desenvolvimento de habilidades, bem como resgate de valores, da boa convivência, da descontração, da cultura, do conhecimento e da alegria de viver.

sexta-feira, 19 de março de 2010

RESPEITO AO IDOSO

Violência contra a pessoa idosa:

Disque 0800 - 031 - 1119

Sigiloso e gratuito

quinta-feira, 18 de março de 2010

CALENDARIO DE VACIMAÇÃO

*Trabalhadores da saúde - 08 a 19 de março.
*População indígena - 08 a 19 de março.
*Gestante - 22 de março a 02 de abril.
*Doentes crônicos - 22 de março a 02 de abril.
*Crianças de 06 meses a 02 anos - 22 de março a 02 de abril.
*População de 20 a 29 anos - 05 a 23 de abril.
*Idosos ( mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de março a 07 de abril.
*População de 30 a 39 anos - 10 a 21 de maio.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Vacinas para os idosos

Vacinas: Mais proteção para os idosos

Não são apenas as crianças e os adolescentes que precisam se imunizar. Os adultos e os idosos também devem continuar recebendo doses de vacinas para se proteger de várias doenças. As seguintes vacinas estão à disposição no sistema público de saúde:
As essenciais:
Dupla tipo adulto(difteria e tétano)
Protege o organismo contra a difteria e o tétano. Esse acomete com freqüência os idosos, devido a ferimentos domésticos e porque as pessoas que hoje têm mais de 60 anos não foram, na adolescência e na infância, alvo de campanhas de vacinação. Causado por uma bactéria, o tétano atua nos terminais nervosos. Seus principais sintomas são espasmos e rigidez muscular.É preciso tomar a vacina a cada dez anos. O adulto que nunca tomou a vacina ou desconhece quantas doses tomou deve receber três doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre cada uma. Depois, é preciso tomar uma dose de reforço a cada dez anos. Se a pessoa se ferir e só tiver tomado uma dose ou não se lembrar de quantas tomou, precisará tomar as três doses, além do soro antitetânico. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Influenza
Também é conhecida como a vacina contra a gripe. O vírus Influenza provoca a gripe, cujos sintomas são febre alta, dor de garganta, dores no corpo, fraqueza e mal-estar. Nos idosos, a infecção pode evoluir com mais facilidade para uma pneumonia. É bom lembrar que a gripe é diferente do resfriado, causado por outros vírus e com sintomas mais fracos. A vacina requer uma dose a cada ano, administrada nas campanhas de vacinação do Ministério da Saúde. Lembramos que este ano, o Ministério da Saúde estará disponibilizando também a vacina contra a gripe suína (influenza H1N1) para Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas que será entre os dias 24 de abril a 7 de maio

Contra a pneumonia
Protege o organismo contra a pneumonia causada pela bactéria pneumococo. Em pessoas com mais de 60 anos, a doença é três vezes mais freqüente, além da mortalidade ser maior, razões pelas quais a vacina se torna importante nessa faixa etária. No sistema público de saúde, ela é destinada a idosos hospitalizados ou internados em casas geriátricas e asilos. A vacina tem uma única dose, com reforço após cinco anos. Entre os sintomas da pneumonia estão febre, calafrios, dor no tórax, tosse com catarro e falta de ar.

Outras vacinas :
Hepatite B
É uma doença do fígado que em algumas pessoas não apresenta sintomas. Em outras, o doente pode ter sintomas semelhantes aos da gripe: febre baixa, dores musculares e articulares, dor abdominal e diarréia. Cerca de 10% dos pacientes não desenvolvem a doença, mas correm o risco de ter cirrose ou câncer de fígado no decorrer dos anos. No caso dos idosos, o risco é que a hepatite B evolua para formas mais graves. A vacina contra a hepatite B tem indicação universal, ou seja, todos deveriam tomá-la, sendo recomendadas três doses - duas com intervalo de um mês e a terceira cinco meses após a segunda dose. A vacina não está disponível para adultos na rede pública de saúde.

Febre amarela
Deve ser tomada por todas as pessoas que moram ou viajam para regiões de risco no País, entre as quais Mato Grosso, Pará, Goiás, Amazonas e a região oeste dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. A febre amarela é uma doença infecciosa de curta duração (no máximo dez dias). Os sintomas gerais são febre, calafrios, dores de cabeça e musculares, náuseas, vômitos e fotofobia (sensibilidade dos olhos à luz). Nos idosos, a febre amarela pode evoluir para um quadro mais grave (queda de pressão, sangramentos e icterícia). A vacinação deve ser realizada dez dias antes da data marcada para a viagem às regiões de risco. Quem já tomou a vacina, deve se imunizar, novamente, e esperar três dias para iniciar a viagem. O sistema público de saúde dispõe dessa vacina.

De olho nos remédios
Os medicamentos são parte da rotina de praticamente toda pessoa que está na terceira idade. Estudos mostram que cerca de 70% dos idosos têm ao menos uma doença crônica que requer tratamento médico e terapêutico, ou seja, uso de fármacos. No Brasil, os idosos consomem, em média, de 2 a 3,4 medicamentos por dia. Tomar vários medicamentos com horários e doses diferentes nem sempre é fácil, principalmente para as pessoas que têm problemas de memória.Além da dificuldade que o variado número de medicamentos pode trazer ao dia-a-dia do idoso, também muda a forma como os remédios agem no corpo. Uma das diferenças está no fato de que, ao envelhecer, o corpo perde água e tecidos (principalmente músculos) e ganha mais gordura, o que pode fazer com que determinado medicamento fique mais tempo no organismo. Problemas nos rins e no fígado também acarretam dificuldade na eliminação de fármacos. Por isso, é preciso que o paciente converse com seu médico, atentando para todos esses fatores na hora de receber a receita de um remédio.

Vovôs e vovós, se cuidem.
Dr. Rodrigo Gomes da Silva

segunda-feira, 8 de março de 2010

MENSAGEM A MULHER


Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis

Que divide sua alma em duas.Para carregar tamanha sensibilidade e força,

Que ganha o mundo com sua coragem,

Que traz paixão no olhar

Mulher,

Que luta pelos seus ideais,

Que dá a vida pela sua família

Mulher,

Que ama incondicionalmente

Que se arruma, se perfuma

Que vence o cansaçoMulher,Que chora e que ri

Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,

Cheias de mistérios e encanto!

Mulheres que deveriam ser lembradas,

amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

quarta-feira, 3 de março de 2010

SAUDE DO IDOSO

Alimentação

- Faça pelos menos três refeições e dois lanches por dia. Não pule as refeições.- Inclua diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, tubérculos – batata, raízes, mandioca, aipim - e massas) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma natural.
- Coma pelo menos três porções de legumes, verduras e três porções ou mais de frutas.
- Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana.
- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes (boi, aves, peixes ou ovos). Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves na preparação dos alimentos.
- Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e guloseimas, coma-os no máximo duas vezes por semana.
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
- Beba pelo menos dois litros de água por dia (6 a 8 copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
Fonte: Ministerio da Saude

segunda-feira, 1 de março de 2010


Como ajudar os mais velhos

Você provavelmente está vendo seus pais e avós envelhecerem ativos e independentes. O envelhecimento da população brasileira – e mundial – vem se acentuando. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2000, o grupo de pessoas entre 0 e 14 anos representava 30% da população brasileira, enquanto os maiores de 65 anos eram apenas 5%; em 2050, os dois grupos se igualarão em 18%. Os avanços da medicina e a melhoria nas condições de vida da população têm contribuído para aumentar a expectativa de vida dos brasileiros, que subiu 17 anos entre 1940 e 1980 – de 45,5 para 62,6 anos, respectivamente. Em 2000, esse indicador chegou aos 70,4 anos, e deverá atingir 81,3 anos em 2050, quase o mesmo nível do Japão (81,6 anos), primeiro colocado no ranking. Aqui vão dez dicas para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos idosos que convivem com você.1 Conserte os problemas na casa deles“É importante escutar o idoso. E não devemos tratá-lo como uma criança”, diz Marianela Flores de Hekman, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, destacando a importância de estarmos atentos às suas necessidades. Se, por exemplo, você perceber que seus pais ou avós não dizem que algo escangalhou em casa para não incomodá-lo, reforce o fato de que não quer mandar na vida ou na casa deles, sugere Marianela.
Faça uma vistoria de manutenção e troque algumas lâmpadas, se necessário.
Verifique se as maçanetas das portas são fáceis de abrir, e se as torneiras e descargas funcionam direito.
Lubrifique dobradiças de janelas e portas, se estiverem emperradas.
O gás deve ter sistema de segurança e é importante haver na casa algum tipo de alarme contra fumaça.
2 Facilite-lhes o caminho. Subir escadas pode ser uma tarefa árdua quando existe uma doença que compromete as articulações ou quando o próprio caminhar já é difícil. É recomendável manter escadas, banheiros e qualquer área de circulação bem iluminados.
Procure uniformizar os pisos; ponha adesivos antiderrapantes no chão do banheiro e nas escadas; retire tapetes que possam provocar tropeções; e proteja as quinas de móveis. Para prevenir acidentes no banheiro, instale apoios no boxe para evitar que escorreguem. Você também pode pôr um corrimão junto ao vaso sanitário e, se possível, elevá-lo alguns centímetros com um assento especial, que ajuda na hora de se sentar e ficar de pé.
3 Organize as consultas médicas e os remédios“Tenho pacientes que tomam uma dose da medicação e depois se esquecem de continuar o tratamento”, revela o Dr. Carlos Montes Paixão Júnior, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. “Acontecem falhas de memória e ainda há o risco de o idoso dobrar a dose prescrita.” Para evitar que isso aconteça, pergunte a ele se quer que o acompanhe ao médico. O Dr. Carlos acrescenta que a família deve se preocupar com a saúde das pessoas mais velhas, visitando-as regularmente. Certifique-se também de saber onde guardam documentos médicos (receitas, cartão da previdência social, exames) ou guarde com você uma cópia desses documentos.Os riscos aumentam quando os idosos moram sozinhos ou estão doentes. “Se os fihos são presentes e ativos, perceberão quando os pais estão perdendo a autonomia”, diz o Dr. Carlos.
O geriatra lista alguns sinais importantes: geladeira ou despensa quase vazia, pois o idoso não consegue mais fazer compras sozinho; dificuldade de andar na rua, enxergar ou acompanhar uma conversa; casa desarrumada; dentes malcuidados; emagrecimento inexplicado. Se não há quem cuide de seus pais ou avós, uma alternativa são os asilos ou lares para idosos. O Dr. Carlos diz que algumas famílias se satisfazem com o mínimo de informações ou apenas uma indicação de amigos ou de conhecidos. “Averiguar a competência técnica dos profissionais que trabalham no asilo, a aparência dos moradores, visitar e entrevistar os administradores, levantar mais informações sobre o local junto aos órgãos de classe são medidas que devem ser tomadas antes da escolha”, adverte ele. Ainda segundo o geriatra, pais e avós devem fazer um exame clínico uma vez ao ano, mesmo afirmando que se sentem bem. Esses exames podem ajudar no diagnóstico precoce de demência ou depressão e de problemas freqüentes nesta faixa etária, como câncer de pele, glaucoma, catarata, hipertensão arterial, dificuldades motoras, perda auditiva, etc.
4 Acompanhe-os às comprasIsso reforça o carinho e a atenção com o idoso, e também serve para você perceber se estão comprando os alimentos certos para sua nutrição. “Meu neto de 18 anos se preocupa comigo e é muito prestativo. Somos vizinhos e, quando estou doente, ele vem aqui me trazer comidinhas”, conta Isaura Martins de Barros, 64 anos.
5 Compartilhe com eles algum passatempoUm meio de fazer pais e avós felizes é participar do passatempo da escolha deles. Isso os ajuda a manter a mente ativa e melhora o humor. Comentar notícias de jornal, assistir juntos aos programas de TV preferidos, levá-los ao cinema ou ao teatro, escutar as histórias da infância deles, e sair para passear. “O fundamental é perguntar antes o que eles querem fazer”, frisa a psicóloga e geriatra gaúcha Odair Perugini de Castro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e autora de Velhice, que idade é esta?, que trabalha, incansavelmente, aos 86 anos.
6 Ajude-os com os afazeres“Tenho osteoporose e sinto muitas dores”, explica Dalva Souza, de 66 anos, “mas conto com minhas filhas, que vêm sempre me visitar e me ajudam nas tarefas domésticas em casa, quando fico doente.” Da mesma forma, é importante estimular os idosos a fazer atividades que ainda possam realizar, como arrumar a própria cama e ajudar no preparo dos alimentos.
7 Ligue para eles pelo menos uma vez por semana.
O isolamento e a solidão provocam depressão em qualquer pessoa, principalmente nos idosos. “Nem sempre eles se isolam porque querem, muitas vezes o ambiente os isola”, afirma a Dra. Odair. Reunir-se com eles semanalmente demonstra sua consideração. Outra boa idéia é comprar para eles um telefone celular ou mesmo ensiná-los a navegar na Internet a fim de facilitar o contato e incluí-los na realidade atual.
8 Seja o motorista deles uma vez por mês.
Idosos necessitam fazer atividades sociais, trâmites legais ou pagamentos, mas não é fácil se deslocarem. Sobre isso, o advogado Valmir Martins de Barros diz: “Depois que minha mãe ficou viúva, passei a levá-la de carro às compras e a algumas consultas médicas.” É importante ajudá-los a fazer os pagamentos mensais, lembrando-lhes as datas, por exemplo. Quando você for fazer suas compras, pergunte-lhes se precisam de algo. Ou apenas reserve um tempo para conviver com eles. É dever dos filhos zelar pela integridade de pais idosos.
9 Faça uma surpresa de vez em quando
Você se lembra quando seus avós lhe davam presentes? Pois eles se sentem da mesma forma toda vez que você lhes dá uma lembrança ou escreve um cartão dizendo o quanto são amados. O importante é presenteá-los com algo que demonstre que você pensou neles, como um jogo simples de habilidade manual para distraí-los, por exemplo. “A presença de entes queridos é, seguramente, o melhor presente para alguém que, afinal, ajudou a formar aquela família. E, depois de uma vida inteira de sacrifícios, eles precisam apenas do carinho de um neto ou de um filho para ter garantida a felicidade da semana que, na maioria das vezes, é muito solitária por causa da ausência de atividades que preencham sua vida”, afirma o Dr. Carlos.
10 Motive-os a se exercitar
É importante estimular os idosos a fazer exercício físico e fortalecer o corpo, sempre de acordo com suas possibilidades e interesses. “O exercício mantém e melhora a capacidade física e mental do idoso. E ainda estimula o convívio social. Os mais velhos, que às vezes são deixados de lado, passam a fazer parte de um grupo social. Isso diminui o isolamento”, afirma Clineu Almada Filho, geriatra da Universidade Federal de São Paulo e diretor do Núcleo de Pós-Graduação em Geriatra. O Dr. Clineu encaminha alguns de seus pacientes para o Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física (Cecafi), da disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP, coordenado pelo fisiatra José Maria Santarém, que trabalha o fortalecimento muscular dos idosos com o apoio de equipamentos criados especialmente para a terceira idade.“O idoso se torna mais frágil e vulnerável. Ele sofre uma alteração estrutural com perda de massa muscular e ganho de tecido adiposo”, adverte o Dr. Clineu. Por isso, se antes não praticavam exercício físico com regularidade, devem se submeter a avaliação e acompanhamento. Recomenda-se, também, que sigam um programa adaptado às suas atividades e necessidades pelo menos em três níveis de exercício: aeróbico, benéfico para o coração (caminhar, correr, pedalar); de resistência física (musculação); e de flexibilidade e agilidade (tai-chi e ioga, que se aplicam aos dois últimos níveis).
Por Claudia Rodrigues e Tatiana Rocha
Fonte: Conselho Estadual do Idoso/CEI.