sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Homenagem ao Dia do Idoso

Homenagem ao Dia do Idoso


Irinéa L. Sá

Falar das pessoas idosas é um belo tema
E o seu dia é sempre muito festejado
É com o coração emocionado
Que ofereço aos idosos do Universo esse poema

Porque a todos dedico um respeito profundo
Sem alarde faço desse afeto uma bênção salutar
Até porque, também já estou no mesmo patamar
Mantendo com eles uma suave convivência
E conhecendo as atribulações desse mundo
Vamos juntos vencendo com equilíbrio, fé e persistência

E assim em oração peço ao doce Jesus
Que conceda muita paz à humanidade
Que abençoe a festa da Terceira Idade
Bem lá do alto da cruz

Para todos os idosos que conheço
Parabéns pelo seu dia
Desejo que desfrutem bem a melhor idade
Com bom ânimo, coragem e alegria
E acreditem, que a tão sonhada Idade Dourada
Universalmente muito comentada
Digo a vocês com todo apreço
E muito comentada
...Que na verdade
É sempre a Idade Presente

Meus irmãos, eu que acredito no amor faço confiante essa afirmativa
O amor é sem dúvida uma poderosa força curativa
É a luz que não deixa escurecer a vida
Por tudo isso, falar de amor e doar amor são a minha ocupação preferida

E espero que você faça o mesmo, procure sempre o amor enaltecer
Ame, mas ame de verdade e não esqueça nunca de agradecer
Ao nosso Deus pela saúde e o teto seguro e feliz
Pelo agasalho, pelo vinho e o pão
Pela oportunidade de dar a sua contribuição
Para a grandeza do seu país
E por saber compreender e ser
Um bom Cristão

Fonte: http://www.hgb.rj.saude.gov.br/artigos/Idoso.asp

Audiência publica para debater os problemas de falta de medicamentos

Os Conselheiros CMI participaram da audiência publica no dia 21 de setembro, na Câmara Municipal para debater, os problemas relativos a falta de medicamentos em Viçosa.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

POLITICA DO IDOSO NO BRASIL



Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí o alerta ao governo brasileiro para a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade.

Ainda é grande a desinformação sobre o idoso e sobre as particularidades do envelhecimento em nosso contexto social. O envelhecimento humano, na verdade, quase nunca foi estudado. Poucas escolas no país criaram cursos para auxiliar as pessoas mais velhas. Uma prova disso é que até um tempo atrás, o médico que quisesse se especializar em geriatria precisava estudar na Europa.

A Constituição de 1988, no entanto, deixou clara a preocupação e atenção que deve ser dispensada ao assunto, quando colocou em seu texto a questão do idoso. Foi o pontapé inicial para a definição da Política Nacional do Idoso, que traçou os direitos desse público e as linhas de ação setorial.

Depois da criação dessa Política, através da Lei 8.842, em 4 de janeiro de 1994, é que as instituições de ensino superior passaram a se adaptar, a fim de atender a determinação da Lei, que prevê a existência de cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas Faculdades de Medicina no Brasil. Nesse âmbito, trabalhando com a terceira idade, existem duas entidades de relevo: a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Associação Nacional de Gerontologia. Bom esclarecermos que a geriatria é uma especialidade da medicina que trata da saúde do idoso, enquanto a gerontologia vem a ser a ciência que estuda o envelhecimento.

Um destaque no país no auxílio à terceira idade é Brasília. Foi a primeira localidade a criar uma Subsecretaria para Assuntos do Idoso, além de instituir o Estatuto do Idoso, regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à cultura, à justiça, à saúde e à sexualidade, além, é claro, de poder participar da família e da comunidade.

Num país como o nosso, que vê sua pirâmide populacional ser modificada pouco a pouco, tomarmos conhecimento de entidades que se dedicam a mudar o perfil do idoso depressivo, abandonado pela família e sem projetos é de extrema importância.

Fonte: http://www.ibge.gov.br

    O número de idosos no planeta jamais foi tão grande em toda a história

    O número de idosos no planeta jamais foi tão grande em toda a história. A maioria deles concentrada no continente europeu. Em 1995, já eram 578 milhões.
    O contingente de idosos daqui a 30 anos vai representar 40% da população na Alemanha, do Japão e da Itália, este, inclusive, o único país no mundo a ter mais pessoas acima de 65 anos do que com menos de 15. A estimativa é de que, até a primeira metade do século XXI, demais países industrializados cheguem a esse patamar.
    Em 2050, a expectativa de vida nos países desenvolvidos será de 87,5 anos para os homens e 92,5 para as mulheres (contra 70,6 e 78,4 anos em 1998). Já nos países em desenvolvimento, será de 82 anos para homens e 86 para mulheres, ou seja, 21 anos a mais do que hoje, que é de 62,1 e 65,2.
    Como podemos perceber, diante dessas informações, o número de idosos tende a aumentar em escala mundial. Mas por que esse aumento acontece? Isto se deve, principalmente, à redução na taxa de fecundidade. A mulher, sob a influência das mudanças sociais que ocorreram a partir da década de 60, trouxe com ela alterações que vieram a afetar o emprego, a educação e ainda o casamento. Nos dias atuais, essa mulher tem a metade dos filhos que a geração de sua mãe costumava ter. Mas não só. A medicina preventiva e também programas voltados para a qualidade de vida contribuem para o fato constatado. Sem falar nas baixas taxas de mortalidade infantil ou prematura, aumentando a esperança de vida, devido a uma nutrição adequada, saneamento e tratamento de água ou pelo uso de vacinas e antibióticos.
    Fonte:IBGE