![]() |
Porque a todos dedico um respeito profundo E assim em oração peço ao doce Jesus Para todos os idosos que conheço Meus irmãos, eu que acredito no amor faço confiante essa afirmativa E espero que você faça o mesmo, procure sempre o amor enaltecer |
RESPEITO AO IDOSO Violência contra a pessoa idosa: Disque 0800 - 031 - 1119 Sigiloso e gratuito
![]() |
Porque a todos dedico um respeito profundo E assim em oração peço ao doce Jesus Para todos os idosos que conheço Meus irmãos, eu que acredito no amor faço confiante essa afirmativa E espero que você faça o mesmo, procure sempre o amor enaltecer |
Os Conselheiros CMI participaram da audiência publica no dia 21 de setembro, na Câmara Municipal para debater, os problemas relativos a falta de medicamentos em Viçosa.
Ainda é grande a desinformação sobre o idoso e sobre as particularidades do envelhecimento em nosso contexto social. O envelhecimento humano, na verdade, quase nunca foi estudado. Poucas escolas no país criaram cursos para auxiliar as pessoas mais velhas. Uma prova disso é que até um tempo atrás, o médico que quisesse se especializar em geriatria precisava estudar na Europa.
A Constituição de 1988, no entanto, deixou clara a preocupação e atenção que deve ser dispensada ao assunto, quando colocou em seu texto a questão do idoso. Foi o pontapé inicial para a definição da Política Nacional do Idoso, que traçou os direitos desse público e as linhas de ação setorial.
Depois da criação dessa Política, através da Lei 8.842, em 4 de janeiro de 1994, é que as instituições de ensino superior passaram a se adaptar, a fim de atender a determinação da Lei, que prevê a existência de cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas Faculdades de Medicina no Brasil. Nesse âmbito, trabalhando com a terceira idade, existem duas entidades de relevo: a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Associação Nacional de Gerontologia. Bom esclarecermos que a geriatria é uma especialidade da medicina que trata da saúde do idoso, enquanto a gerontologia vem a ser a ciência que estuda o envelhecimento.
Um destaque no país no auxílio à terceira idade é Brasília. Foi a primeira localidade a criar uma Subsecretaria para Assuntos do Idoso, além de instituir o Estatuto do Idoso, regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à cultura, à justiça, à saúde e à sexualidade, além, é claro, de poder participar da família e da comunidade.
Num país como o nosso, que vê sua pirâmide populacional ser modificada pouco a pouco, tomarmos conhecimento de entidades que se dedicam a mudar o perfil do idoso depressivo, abandonado pela família e sem projetos é de extrema importância.
Fonte: http://www.ibge.gov.br